Comprar ou alugar um imóvel, o que vale mais a pena?

Comprar ou alugar um imóvel, o que vale mais a pena?

Ter a casa própria finalmente é um sonho para muitos brasileiros, principalmente para quem ainda está pagando aluguel. Ainda assim, do ponto de vista financeiro, muitos duvidam que comprar uma casa seja o melhor caminho.

Ao decidir pagar aluguel ou comprar uma casa, você precisa considerar muitos fatores, incluindo sua situação financeira, objetivos de vida e prioridades. Conheça cada um desses fatores e decida qual é a melhor opção para você.

capacidade financeira para comprar uma casa
Uma casa é um ativo caro e vem com muita responsabilidade financeira ao comprá-la. Se for comprar parcelado, há uma boa chance de que seja necessário um adiantamento, dando aos credores mais confiança em aceitar uma oferta de venda.

Em média, os vendedores exigem um adiantamento de pelo menos 20% do valor total da propriedade. Por isso, é importante estar atento aos riscos associados ao pagamento incorreto das parcelas.

No entanto, além do valor da entrada e dos recursos necessários para a parcela, é importante que os compradores construam reservas para contingências com antecedência. Isso ocorre porque colocar todo o seu dinheiro em um único ativo pode ser muito arriscado.

Digamos que você usou todos os seus recursos para pagar a entrada do imóvel. Portanto, quando você receber seu novo salário, ele será pago em parcelas. Você ganha dinheiro suficiente para cobrir cada parcela e despesas, mas no final do mês você não tem recursos para economizar.

Nesse caso, quaisquer imprevistos como desemprego, redução da renda mensal ou algumas despesas adicionais necessárias podem ocorrer e afetar o parcelamento.

Continua após a publicidade..

Portanto, as reservas de emergência são muito importantes neste momento. O ideal é reservar de forma garantida por pelo menos 6 meses.

O custo de comprar ou alugar uma casa
Ao tomar sua decisão, você precisa avaliar o custo de comprar ou alugar uma casa em diferentes locais. Para alguns deles, alugar pode ser mais valioso do que comprar, mas depende de quanto tempo você pretende ficar no local.

Na verdade, comprar uma casa exige recursos para manutenção e tributação, que são necessários em algum momento. Por isso, é importante que o comprador tenha um objetivo claro, por quanto tempo pretende ficar por lá.

Nesse caso, é preciso ter em mente alguns objetivos pessoais, como, por exemplo, o planejamento pessoal de médio e longo prazo, trazendo à tona fatores como trabalho, estudo e família. Se você planeja se mudar para outro lugar depois de um tempo, agora provavelmente não é a hora de comprar uma casa.

Em média, o custo de manutenção quando se tem casa própria fica entre 2 e 3 aluguéis, mais 1 aluguel extra para despesas emergenciais. No entanto, o proprietário é livre para fazer o que quiser na casa em termos de design e construção.

Ao alugar, o proprietário pode exigir a devolução do imóvel em algum momento, seja por despejo ou por rescisão do contrato. Se você não conseguir pagar o empréstimo em parcelas, existe o risco de perder seu imóvel para o banco em caso de inadimplência.

Portanto, além da perda do patrimônio, o não pagamento das parcelas também traz o risco de dificuldade de acesso ao crédito no futuro. Do ponto de vista do investimento, uma casa pode ou não ser um ativo que pagará dividendos no futuro. Mas também corre o risco de depreciação, seja por fatores econômicos do país ou por fatores relacionados ao próprio imóvel.

Comprar ou alugar: o que é melhor?
Uma das vantagens é que ao alugar, suas despesas mensais são mais previsíveis. Além disso, é mais fácil fazer alterações quando necessário. Do ponto de vista tributário, existem alguns benefícios financeiros em que você não precisa pagar pela propriedade. Portanto, o dinheiro pode ser usado para investir em outros tipos de ativos enquanto estiver vivo.

Quando você compra uma casa, seu valor aumenta com o tempo. Portanto, seus pagamentos são usados ​​para estabelecer justiça. Isso é algo mais permanente, e os proprietários podem personalizá-lo ao seu gosto.

Uma casa só deve ser comprada se a situação financeira do comprador for estável e sólida. Além disso, esta decisão é para quem prefere segurança e estabilidade.

De qualquer forma, considerando todos os fatores apresentados até aqui, não há necessariamente uma resposta certa entre comprar ou alugar, pois depende da situação financeira e dos objetivos de cada pessoa. É importante verificar qual é o melhor para você e ver os prós e contras em cada caso.

Fontes: ihublounge.com.br

Bussola ADM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *