10 dicas financeiras para jovens que são verdadeiras lições de vida

10 dicas financeiras para jovens que são verdadeiras lições de vida

A questão da educação financeira ainda é incipiente no Brasil, principalmente entre os jovens. Este é um fato preocupante, pois os jovens que não estão preparados para lidar com dinheiro e gastos muitas vezes enfrentam sérios problemas no futuro. Nesse caso específico, saiba que se você é jovem e tem planejamento e controle financeiro, já está um passo à frente.

Continua após a publicidade...

Segundo pesquisa do SPC Brasil, apenas 25% dos jovens entre 18 e 30 anos exercem algum tipo de controle financeiro pessoal.

No artigo de hoje, mostraremos as melhores dicas financeiras para aplicar na sua vida ainda jovem e ter tranquilidade no futuro, além de facilitar o manuseio do dinheiro hoje. pode vir?

Continua após a publicidade...

Quais são as melhores dicas de educação financeira para os jovens?
Vamos apresentar algumas dicas financeiras importantes para os jovens que vão mudar a forma como você lida com o dinheiro e fica rico.

1. Gaste menos do que ganha e pague as dívidas

Embora isso possa parecer óbvio, muitas pessoas, principalmente os jovens, têm dificuldade em exercer o controle orçamentário para manter os gastos dentro dos limites que recebem de sua fonte de renda.

Continua após a publicidade...

Isso cria complexidades que os afastam da independência financeira, como endividamento e dificuldade de ter recursos para investir.

Uma boa dica para quem quer ter dinheiro para investir regularmente é primeiro definir um valor de poupança mensal e depois colocar o restante da conta no excedente.
Ou seja, quando você recebe, primeiro economize, depois gaste.

Além disso, é importante se livrar de dívidas descontroladas, como carros, hipotecas e viagens, além de ter o máximo de cautela e planejamento antes de assumir novas dívidas.

O primeiro passo para ter um bom planejamento financeiro e seguir essa dica sem esforço é reconhecer o problema, que é você não ter controle total sobre seus gastos e não saber como alcançar a independência financeira.
Entenda os riscos envolvidos em sua vida (por exemplo, trabalho, saúde, emprego), reorganize seu orçamento e liste seus objetivos financeiros separados. Finalmente, entenda que você não precisa sacrificar a renda de hoje para aproveitar o futuro.

Falando em planejamento financeiro, assista a este vídeo especial do Diretor da Toro Consulting Felipe Borges sobre como desenvolver seu próprio plano para alcançar a independência financeira.

2. Comece a investir o quanto antes

O segundo e mais básico conselho para os jovens em qualquer situação econômica é poupar cedo e começar a investir. Plantar sementes enquanto jovens é o primeiro passo para criar riqueza no futuro.

Quanto mais cedo você começar a investir, mais tempo o efeito de composição funcionará a seu favor. Além disso, o planejamento financeiro e o controle de despesas devem estar em vigor para que você possa economizar um pouco a cada mês no longo prazo.

3. Use tecnologia que beneficie suas finanças pessoais

Para desenvolver um planejamento financeiro e ter um melhor controle sobre seus gastos, você pode utilizar aplicativos, planilhas e outras ferramentas tecnológicas específicas para esse fim.

4. Defina metas de tamanho

Além disso, é importante determinar seus objetivos financeiros depois de entender completamente suas despesas. Defina metas alcançáveis ​​para alcançar seus objetivos com base em seus sonhos e objetivos pessoais.

Você pode fazer isso definindo uma meta principal (como comprar um apartamento) e metas menores que abrirão caminho para essa meta, como: desenvolver um plano de poupança mensal, investir regularmente, pesquisar as taxas do mercado imobiliário, etc.

5. Não compre por impulso, não subestime os pequenos gastos

Os dois “ladrões invisíveis” da nossa renda são as compras por impulso e as pequenas compras. Isoladamente, podem parecer menores e inofensivos, mas em totais mensais, podem causar algum prejuízo às finanças pessoais. Afinal, quem não tem medo de ver quanto está gastando com tráfego pelo app na fatura do cartão de crédito, não é mesmo?

6. Invista em seu desenvolvimento e treinamento

Outra habilidade fundamental para que os jovens alcancem o sucesso financeiro é continuar investindo em sua educação e treinamento. De acordo com o IBGE, pessoas com alto nível de escolaridade têm mais chances de estarem empregadas e ganharem pelo menos o dobro do que os formados no ensino médio.

7. Ajuste seu padrão de vida

Uma das questões mais fundamentais que impulsionam os hábitos de consumo dos jovens de hoje é o reconhecimento da imagem. Construir sua própria identidade e estilo é uma armadilha que a publicidade moderna explora.

Ainda é comum que esses problemas estejam associados a imagens de outras pessoas ou grupos. Afinal, que jovem não quer se fantasiar e gastar dinheiro para ir a algum lugar famoso ou influente, certo?

8. Construir reservas de contingência

Um dos principais cursos de educação financeira forma uma grande reserva de emergência para jovens e experientes.

Os Fundos de Reserva de Emergência são fundos de alta liquidez que você mantém em sua inscrição, o que significa que quando você precisar deles em caso de circunstâncias e despesas imprevistas (como perda de emprego, contas médicas não pagas, reparos inesperados de carros etc.) Os fundos podem ser sacados facilmente.

9. Veja se você pode comprar usado ou obter de graça

Muito do apelo do marketing moderno está em encorajar as pessoas a comprar coisas novas o tempo todo. No entanto, pechinchas reais podem ser obtidas usando produtos usados ​​ou usados.
10. Recompensa: Siga a Toro Investimentos no Telegram
Para obter as melhores dicas de educação financeira, consultoria e análise de investimentos, conteúdo sobre economia e bolsas de valores, é melhor seguir a Toro Investimentos no Telegram.

Fontes: https://blog.toroinvestimentos.com.br

Bussola ADM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *