COMO FUNCIONA O PARCELAMENTO DA FATURA DO CARTÃO DE CRÉDITO? TIRE SUAS PRINCIPAIS DÚVIDAS!

COMO FUNCIONA O PARCELAMENTO DA FATURA DO CARTÃO DE CRÉDITO? TIRE SUAS PRINCIPAIS DÚVIDAS!

Não sabe como atualizar o extrato do seu cartão de crédito? Saiba mais sobre as opções de pagamento de fatura e como funcionam os pagamentos parcelados.
Quando usado corretamente, seu cartão de crédito pode ser seu aliado em situações difíceis. Embora as taxas de atraso cobradas pelos cartões não sejam as melhores, existem alternativas que podem mantê-las abaixo da média. Por exemplo: Você sabe como funciona a cobrança por cartão de crédito?

Continua após a publicidade...

Se a única saída for usar um dos métodos de pagamento com cartão, é sempre aconselhável procurar uma taxa de juros mais baixa. No entanto, também existem opções como parcelamento de fatura, pagamento parcial, pagamento único, etc.
Neste artigo, você aprenderá como funciona o parcelamento, quais taxas são cobradas e o que você precisa fazer para evitar se endividar.

Posso parcelar a fatura do meu cartão de crédito?
Sim, é possível fazer isso! No entanto, essa prática não é recomendada, pois traz uma série de desvantagens, que explicaremos ao longo.
A parcela de tais pagamentos é determinada principalmente pelo banco relevante. Cada agência oferece uma forma de parcelar essa conta, e é importante entrar em contato com a empresa e entender o que ela oferece.
Dica Sticker for iOS & Android | GIPHYPara aqueles que precisam urgentemente dessas formalidades, seja qual for o motivo, pesquise no aplicativo do banco ou mesmo no site oficial.

Continua após a publicidade...

Como realizar o parcelamento da fatura do cartão de crédito?

Se você é alguém interessado em parcelar a fatura do cartão de crédito, separamos algumas dicas básicas antes de passar por esse procedimento. É importante observar que toda instituição financeira tem uma forma de realizar esse tipo de processo, mas algumas operações são padrão.

1. Conheça o juros de acordo com a instituição

Primeiro, você precisa entender que, ao pagar a fatura do cartão de crédito em parcelas, você concorda em pagar juros em parcelas. Nenhuma instituição financeira brasileira oferece essa opção gratuitamente porque não é bom para o banco se isso acontecer.

Continua após a publicidade...

Veja abaixo algumas taxas de juros em ordem crescente, segundo o Banco Central do Brasil.

Outros Pagamentos - novelaemdvd

Descubra se o seu banco cobra uma taxa alta por esse parcelamento e se realmente vale a pena comprar o serviço para evitar problemas financeiros.

2. Reembolso mínimo

Além disso, para parcelar, é necessário pagar um valor mínimo ao banco. Essa atitude é obrigatória para que o programa seja aceito, mesmo que o valor seja pequeno, de uma instituição para outra. Novamente, todos os valores são estabelecidos por instituições relevantes.

3. Selecione o número de parcelas

Por fim, muitas instituições controlam o número de parcelas que o consumidor pode pagar ao parcelar a fatura do cartão de crédito. Isso se deve a um fato simples: quanto mais você paga, mais juros o banco ganha. Portanto, esse tipo de serviço pode ser prejudicial para os clientes, mas muito benéfico para as instituições bancárias.

Suponha que você queira parcelar suas faturas e adicionar 10 reais por mês. Para permitir que eles ganhassem dinheiro em cima disso, eles instituíram regras como parcelas fixas, incentivos para prazos de pagamento mais longos e muito mais.
Outros Pagamentos - novelaemdvdProcure escolher o menor número de parcelas possível para pagar menos juros e não assumir dívidas de longo prazo.

 Saiba como pagar a fatura do cartão de crédito

Agora que explicamos como funciona o parcelamento de faturas de cartão de crédito, gostaríamos de mostrar outras formas de pagar suas contas.

Pagamento Parcial: Crédito Rotativo

Se você só precisa de um pouco de fôlego extra, os pagamentos parciais podem te ajudar a manter suas contas em dia. Com ele, você tem a flexibilidade de escolher quanto pagar entre o valor mínimo e o valor total da fatura, e o restante será financiado automaticamente para o próximo mês, acrescido de juros e IOF.

Para contratar, você só precisa pagar o valor necessário. A fatura já contém o valor mínimo aceitável.

Dica Sticker for iOS & Android | GIPHY

Só use essa forma de pagamento se souber que vai pagar sua fatura em breve, pois as taxas de juros são muito altas, alguns cartões ultrapassam 20% ao mês!

Pagamento único

Um único pagamento é usado para reduzir o valor devido na fatura. Pode ser executado a qualquer momento, sem valor definido. Por exemplo: Suponha que no início do mês você pagou apenas o valor mínimo da fatura, e agora no meio do mês você pode pagar o restante, você pode pagar o restante em um único pagamento. Assim, poderá reduzir os juros que paga na sua próxima fatura.
Dica Sticker for iOS & Android | GIPHY

Ao usar um pagamento único para reduzir qualquer saldo que tenha sido financiado, você economizará em juros.

Parcelas da fatura

Ao parcelar, você divide seu saldo em parcelas fixas, mais juros e IOF, e ganha mais tempo para reestruturar. Seu cartão ainda pode ser usado normalmente com base no limite disponível. As parcelas precisam ser liberadas, portanto, verifique se sua fatura traz algum tipo de informação sobre as parcelas disponíveis. Caso contrário, ligue para o centro e peça uma fatura parcelada.
Dica Sticker for iOS & Android | GIPHY

O interesse por isso costuma ser mais interessante do que o crédito rotativo, portanto, se você perceber que vai ter problemas com sua fatura, não deixe de pedir à operadora do seu cartão de crédito para parcelar.

Outros Pagamentos - novelaemdvd

A parcela da fatura é dividida apenas pelo valor do mês de referência. Ou seja, você receberá a fatura completa no próximo mês e ela ainda será adicionada à primeira parcela mensal da parcela. As taxas se acumulam e você pode precisar ajustar seus padrões de gastos com seu cartão até que a conta caiba no seu orçamento.

Parcelas totais

Se as coisas saírem do controle e você quiser reorganizar tudo, o parcelamento total é a opção certa para você. Isso porque você pode quitar o saldo total do cartão, que consiste no valor da sua fatura atual mais as parcelas vencidas. Você pode escolher o parcelamento que melhor se adapta ao seu orçamento e pode contar com tarifas mais acessíveis.

Em alguns casos, você não poderá mais usar seu cartão até pagar o valor total em parcelas. Para saber se isso está acontecendo com você, consulte sua central de cartões ou seu gerente.

Para concluir

Verifique regularmente as suas faturas para saber qual a melhor forma de pagamento!
Para ver se vale a pena fazer esses tipos de pagamento, revise sua própria fatura. Aqui estão as informações importantes que devem ser incluídas:

  • O limite de crédito total e o limite individual de vários tipos de negócios de crédito comparáveis;
  • Taxas incorridas (por evento) pelo uso do cartão, incluindo parcelas;
  • Identificar as operações de crédito contratadas e seus respectivos valores;
  • Valores associados a cobranças, informados separadamente com base no tipo de operações realizadas com o cartão;
  • O valor cobrado no mês seguinte caso o cliente opte por pagar o valor mínimo da fatura;
    o Custo Efetivo Total (CET) para o próximo período da operação de crédito objeto do contrato.
  • De qualquer forma, é melhor se informar e verificar todas as possibilidades para tomar uma decisão melhor. Agora que você já sabe como parcelar suas faturas de cartão de crédito e segue nossas dicas, ficou mais fácil para você analisar a melhor forma de pagar suas contas.

No entanto, tenha cuidado ao usar esta linha de crédito, pois este serviço é uma grande ajuda para quem precisa, mas pode muito bem ser uma dor de cabeça se não for feito corretamente.

Fontes: idinheiro.com.br

 

Bussola ADM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *