5 novidades do mercado para o setor financeiro

5 novidades do mercado para o setor financeiro

O setor financeiro está em constante mudança. Isso se deve principalmente a dois motivos que interagem: rápido desenvolvimento tecnológico, novos recursos para a criação de serviços e clientes cada vez mais exigentes.

Continua após a publicidade...

Essas mudanças são causadas por inovações que trazem novidades destinadas a tornar as transações financeiras mais fáceis, rápidas e seguras. Dessa forma, a escolha oferecida pelo mercado aumenta, e os consumidores podem obter produtos e serviços que atendam cada vez mais às suas necessidades.

Neste artigo, descrevemos cinco tendências de mercado que terão um impacto progressivo no setor financeiro, alterando a atividade econômica. Verificar!

Continua após a publicidade...

1. Tudo como um serviço

Os desenvolvimentos tecnológicos nas últimas décadas criaram um movimento que permite que os consumidores comecem a entender a direção da indústria. Se antes a organização determinava a direção que o mercado está seguindo, agora é o cliente quem faz isso.

Essa mudança na relação entre empresas e consumidores criou uma tendência onde tudo é serviço. Trata-se de transformar um produto em um serviço personalizável, onde os clientes podem contratar exatamente o que precisam, sob demanda.

Continua após a publicidade...

Essa forma de consumo começou na tecnologia, mas rapidamente se espalhou por todos os setores, incluindo o financeiro. Entre eles, cada vez mais empresas oferecem pacotes de serviços totalmente personalizáveis, projetados para atender às necessidades e desejos dos usuários.

Esta oferta personalizada tem várias consequências, incluindo a necessidade das organizações desenvolverem produtos cada vez mais específicos para fidelizar clientes e manterem-se competitivas.

2. Modelos de negócios disruptivos

Modelos de negócios disruptivos são baseados em inovação disruptiva. Esse tipo de inovação é caracterizado pela invenção de soluções de valor agregado que criam uma ruptura com os padrões estabelecidos de mercado. Eles operam em espaços inexplorados, atendendo a necessidades que a indústria até agora ignorou.

Inovações disruptivas, como automóveis e internet, não são novas, mas estão se tornando mais frequentes com o rápido desenvolvimento da tecnologia, dando origem a novos modelos de negócios. Alguns exemplos recentes são Uber, Airbnb, WhatsApp, Snapchat e Bitcoin.

Esses modelos de negócios têm um impacto decisivo no setor financeiro porque exigem e criam formas de interação. Por exemplo, isso permite que os bancos forneçam serviços profissionais que funcionam em conjunto.

Alguns exemplos de mudanças causadas por modelos de negócios disruptivos no setor financeiro são os seguintes:

Equity crowdfunding: plataformas profissionais conectam investidores a projetos inovadores, permitindo que o financiamento seja compartilhado e direto;

Empréstimo peer-to-peer: Por meio da plataforma, quem tem dinheiro pode emprestar diretamente para quem quer emprestar, sem intermediários bancários;

Descentralização: Moedas virtuais como Bitcoin e plataformas estão fornecendo novas formas de transações financeiras, descentralizando mercados e desafiando o sistema bancário atual.

3. Inteligência de Máquina

A inteligência artificial permite que as máquinas executem tarefas com mais rapidez e segurança do que os humanos. Isso revolucionou todas as áreas da indústria, e a indústria financeira não é exceção.

Isso será ainda mais exacerbado nos próximos anos com o desenvolvimento de dispositivos que realizam tarefas cada vez mais complexas, automatizam processos e mudam constantemente as relações de mercado.

Alguns dos impactos da inteligência de máquina nos mercados financeiros são:

Aumente a produtividade e reduza os custos: simplifique e torne as operações financeiras mais precisas, reduzindo os custos dos processos;

Controle financeiro assistido: a IA permite que as máquinas forneçam aconselhamento financeiro personalizado, levando em consideração o comportamento de gastos de cada indivíduo;

Melhore a segurança: as máquinas inteligentes já possuem recursos poderosos de análise de dados e detecção de padrões, e a tendência é a melhoria contínua para ajudar a detectar fraudes financeiras;

Eficiência de gerenciamento de risco: as redes neurais se destacam na análise de risco, ajudando as empresas a tomar decisões financeiras.

4. Descentralização dos mercados financeiros

Todas as tendências acima, tudo como serviço, modelos de negócios disruptivos e inteligência de máquina e outras inovações tecnológicas estão gerando a descentralização dos mercados financeiros, que muitas vezes estiveram nas mãos dos bancos.

Serviços que sempre tiveram padrões muito claros e são prestados por poucas organizações começam a ser executados diretamente entre consumidores ou com a ajuda de novos modelos de mediação.

Por exemplo, o dinheiro ganhou uma versão digital, passou a investir em um ambiente virtual e a emprestar sem intermediários em plataformas online.

Tudo isso mudou os rumos do setor financeiro, e as instituições que historicamente padronizaram suas operações precisam flexibilizar seus serviços, atualizar seus produtos e competir em um mercado antes dominado por elas.

Todas essas mudanças fazem com que os clientes se destaquem nas decisões das empresas tradicionais e modernas. O resultado é atendimento personalizado, burocracia reduzida, transações altamente seguras e clientes satisfeitos.

5. Análise escura

Sistemas de negociação, mecanismos de busca, redes sociais e diversas outras tecnologias geram grandes quantidades de dados brutos que são poderosos na geração de ideias estratégicas, agregando valor a produtos e serviços e conhecimento sobre os clientes.

Esses dados podem ser capturados, avaliados e desafiados por meio de inovações tecnológicas em áreas como aprendizado de máquina, processamento neurolinguístico e análise cognitiva.

A análise escura é uma investigação aprofundada de dados, permitindo a descoberta de informações cujo valor normalmente não seria encontrado em análises comuns.

Essas informações, sozinhas ou combinadas, podem ser um ativo importante para uma organização financeira. Eles auxiliam na tomada de decisões, validam riscos e entendem a direção do mercado.

Além disso, geram insights e inovações que permitem que os serviços do setor financeiro evoluam e se alinhem cada vez mais às expectativas e necessidades dos consumidores.

Essas novidades afetarão cada vez mais o setor financeiro, mudando decisivamente a forma como as empresas planejam suas ações e realizam transações. Além disso, a tendência é que outras inovações surjam, levando a constantes mudanças no campo. Portanto, é necessário buscar novas informações e mantê-las atualizadas.

Quer saber novidades do mercado no setor financeiro? Compartilhe este artigo em suas redes sociais para que seus colegas também fiquem informados!

Fontes: blog.bcntreinamentos.com.br

Bussola ADM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *