Tendências do mercado financeiro: impactos da tecnologia

Tendências do mercado financeiro: impactos da tecnologia

Isso deveria ser uma obrigação: todo empreendedor entende as tendências do mercado financeiro.

Continua após a publicidade...

Afinal, está no centro de tudo, toda a estrutura de marketing, composta pela indústria, o varejista, sua empresa e você.

E o mais interessante é que entender como os mercados financeiros mudaram nos últimos anos é uma verdadeira aventura. Afinal, oportunidades pequenas ou verdadeiramente inexploradas podem ser facilmente captadas por um olhar atento.

Continua após a publicidade...

É dessa lacuna que surge algo novo para você e seu negócio.

Afinal, esse é o poder da transformação digital, um movimento que não cansamos em nosso blog.

Continua após a publicidade...

Encontrar essas informações é o grande desafio que os empresários, gerentes e diretores enfrentam hoje. Se os dados são tão valiosos hoje, onde encontrar as coordenadas corretas que apontam para o futuro do mercado?

Em outras palavras: quais são as principais tendências nos mercados financeiros e quais são seus prováveis ​​impactos? Como sua empresa pode usá-los para ter sucesso?

Nós traçamos algumas das principais tendências nos mercados financeiros. Neste conteúdo, detalhamos tudo para que você entenda o quão pronta está a transformação digital nos serviços financeiros, o que já temos em termos de inovação nesse mercado e o que esperamos daqui para frente.

Além disso, mostraremos uma maneira incrível de sua empresa aproveitar esse movimento evolutivo e usar a tecnologia para melhorar a gestão financeira e melhorar a saúde financeira de sua empresa.

E aí, interessado em aprender mais? continue lendo!

Tendências do mercado financeiro

Uma grande tendência nos mercados financeiros é uma resposta direta ao próprio público consumidor, cada vez mais exigente e uma série de mudanças que afetam a forma como lidam e cuidam das suas finanças.

Com a pandemia de Covid-19, os consumidores ficam perdidos quando confrontados com a claustrofobia – em todos os sentidos: pessoal, social, comercial e financeiro.

No entanto, é nesses cenários que a inovação prova seu valor.

Assim, 2020 marca uma verdadeira mudança para a digitalização em vários segmentos de mercado, uma onda que já aconteceu, mas precisou acelerar no último ano.

Para os consumidores, isso vai muito além da simples maneira de introduzir os pagamentos digitais na vida cotidiana, mas afeta a maneira como eles gastam e interagem com as marcas.

Por sua vez, as empresas enfrentam vários desafios:

Como atender às novas expectativas e necessidades dos clientes?
Como conter os custos em busca de uma saúde financeira estável?
Como reinventar a própria gestão, inovando a forma de lidar com os processos financeiros — processos que de repente são digitalizados e descentralizados?
Afinal, como você consegue fundos para pagar por tudo isso?
Bancos, instituições financeiras e outros investidores estão se posicionando repentinamente no mercado de forma inovadora, oferecendo soluções customizadas e acesso mais rápido ao crédito.

Felizmente, os mercados financeiros estão mostrando sinais de evolução.

Com os avanços em tecnologia e descentralização, há espaço para o surgimento de novos players – ou seja, novas soluções, novos serviços e novos valores para compartilhar.

Entre as principais tendências nos mercados financeiros que surgiram sob os auspícios deste movimento, citamos 3:

Tendência 1: Descentralização dos mercados financeiros
Tendência 2: Fintechs, Techfins e Acesso Simplificado ao Crédito
Tendência 3: A Ascensão do Dark Analytics
Como as tendências do mercado financeiro se integram?
Não muito tempo atrás, os mercados financeiros eram vistos como um ambiente extremamente regulado e centralizado.

Uma indústria que suprime deliberadamente a oportunidade ao não apostar no potencial máximo da tecnologia.

É esta palavra, “tecnologia”, que responde à pergunta do título acima.

Com a ajuda da tecnologia, é possível ampliar o escopo dos negócios e ampliar as fronteiras dos mercados financeiros.

Com velocidade, agilidade e foco na oportunidade, empresas e iniciativas surgiram para afrouxar os fortes laços de um mercado tão tradicional quanto o financeiro.

É neste ponto que surgem as tendências – especialmente as 3 tendências que mencionamos anteriormente.

Essas soluções, serviços e novos modelos de negócios podem não apenas transformar os mercados financeiros, mas também abrir novas oportunidades para quem realmente importa: sua empresa.

A aplicação da tecnologia nos mercados financeiros
O uso de novas tecnologias nos mercados financeiros pode impactar todos os aspectos do serviço: melhorar a eficiência, acelerar as ações e proporcionar uma melhor experiência ao cliente.

De fato, sua implementação traz uma série de novas perspectivas, como acesso em profundidade aos dados, possibilidade de customização de serviços e métodos de orientação de vendas ou upsell.

Tudo isso tem ajudado empresas como fintechs e tech finance companies a ganharem espaço e se diferenciarem no mercado de instituições tradicionais (bancos).

De fato, entre 2015 e 2019, essas empresas experimentaram um boom de 64%, de acordo com um estudo da EY.

Uma das características mais admiráveis ​​das empresas em 2020 e no ano pós-pandemia é a capacidade de adotar abordagens ágeis para a turbulência dos mercados voláteis.

Você já se perguntou se o seu negócio tem esse recurso? Ou existem parceiros comerciais fazendo negócios dessa maneira?

É nesse ponto que triunfam novas firmas nos mercados financeiros que exploram a tecnologia, desburocratizam, acessam o crédito e a flexibilidade de uso de dados.

Afinal, eles conseguiram incorporar uma melhor proposta de valor em cada característica do produto.

De forma positiva, a tecnologia (como o início, meio e fim) os ajuda a entender o cenário global dos consumidores, as necessidades do mercado e apóia a inovação contínua.

Essas são as bases para transformar suas operações.

Descentralização dos bancos nos mercados financeiros
Nesse movimento, destaca-se a busca pela descentralização dos bancos do mercado financeiro.

Se antes esse segmento era dominado por “dinossauros” conhecidos como bancos e instituições financeiras tradicionais, hoje a realidade é diferente.

Em 2020, os aplicativos de investimento cresceram 88%, segundo estudo da Adjust. Além disso, a pesquisa descobriu que as sessões em aplicativos de pagamento digital em todo o mundo cresceram quase 50%.

Não há escapatória porque esse é o modo natural das coisas.

Mas cuidado, pois não estamos dizendo que o lado tradicional sucumbirá ao modelo inovador.

nenhum.

Pense nisso como uma nova maneira de fornecer modelos de mediação. Os bancos são especialistas em dinheiro… mas e a tecnologia?

O papel cabe aos novos jogadores.

Essas empresas aproveitam a nuvem e tecnologias poderosas, como big data, inteligência artificial (IA) e blockchain para criar experiências e serviços incomparáveis.

Isso se aplica a clientes finais e empresas que buscam soluções financeiras para seus negócios.

O impacto da transformação digital nos mercados financeiros

A transformação digital tem (e terá) vários impactos nos mercados financeiros. Em particular, é um movimento para aumentar o valor agregado dos clientes.

Pense nisso: em um mercado saturado como os mercados financeiros, é muito importante que uma empresa possa facilmente optar por abrir uma conta corporativa em um banco ou outro.

De fato, a era digital não é sinônimo apenas de inovação, mas também de agilidade.

Para empresas à beira de tudo isso, os benefícios são profundos.

Em particular, falamos sobre novas soluções e serviços atualizados que melhoram a eficiência do negócio.

Este é um grande atrativo para empresas que vão das mais tradicionais às mais inovadoras apostarem na transformação digital.

De acordo com uma pesquisa da BDO, 68% das empresas do mercado financeiro já possuem uma estratégia de transformação digital em vigor.

Portanto, vemos os seguintes resultados:

resolver problemas mais rapidamente;
O gerenciamento de processos mais suave pode criar serviços financeiros mais eficientes e personalizados;
Automação de processos, permitindo que gestores realizem ações impactantes com apenas alguns cliques em seus sistemas de gestão.
fácil acesso ao crédito
Faz parte do núcleo de empresas como a Techfins facilitar o acesso a serviços financeiros personalizados.

Por se basear em tecnologia e desburocratizar os bancos tradicionais, o technofinance é capaz de ampliar a oferta de crédito às empresas.

Dessa forma, as empresas podem assinar linhas de crédito ou solicitar a antecipação de contas a receber por meio de uma plataforma conveniente.

Com apenas um, dois ou três cliques na interface da plataforma, e em breve, o dinheiro está na conta da empresa.

Tudo isso custa mais? Impressionante, não! Como tudo está ocorrendo em um ambiente digital, tanto as tarefas quanto as taxas podem ser muito competitivas.

O objetivo é usar a tecnologia para revolucionar os mercados financeiros e proporcionar uma experiência inédita ao cliente.

Quais são as necessidades e tendências futuras do mercado financeiro?
Afinal, quais são as principais tendências nos mercados financeiros? Como identificá-los? Anteriormente, mencionamos os principais acima.

Agora, é hora de aprender mais sobre cada um deles e como eles estão mudando os mercados financeiros.

Tendência 1: Descentralização dos mercados financeiros
A descentralização é um movimento de desconstrução de antigos conceitos do setor financeiro.

Sem as altas e fortes barreiras dos bancos e instituições tradicionais, impulsionadas pela tecnologia, empresas como a techfins podem surgir no mercado e fornecer às empresas serviços e soluções mais flexíveis, acessíveis e baratos.

Tendência 2: Fintechs, Techfins e Acesso Simplificado ao Crédito
Não é novidade para fintechs e techfins atrair a atenção do mercado.

Mesmo com a regulamentação, essas empresas continuam crescendo no caso do Brasil.

De acordo com relatórios da região, o número de negociações para investir em fintechs brasileiras cresceu de 22 em 2015 para impressionantes 64 em 2019. No total, foram investidos mais de US$ 2,4 bilhões.

Essa capacidade, a confiança do mercado e do consumidor fazem do tech finance e fintech uma opção para simplificar o acesso ao crédito.

É uma ação ousada, mas que já começou a beneficiar inúmeras empresas em todo o Brasil, viabilizando investimentos e amortizações de dívidas.

Tendência 3: A Ascensão do Dark Analytics
Agora, além da tecnologia, há dados. Eles são os motores da transformação digital dos mercados financeiros.

Dark analytics é o termo para análise aprofundada dos dados do consumidor.

Por meio de sua coleta, armazenamento, classificação, análise e processamento, é possível ganhar maior confiança em como agir e quais serviços prestar.

É assim que uma empresa que se destaca no novo mercado financeiro oferece soluções tão inovadoras e pontuais que atendem perfeitamente às principais necessidades atuais da empresa.

O que são Techfins e como funcionam nos mercados financeiros?
Neste conteúdo, falamos muito sobre o papel das techfins na revolução do mercado financeiro, mas você sabe o que são essas empresas?

O nome é até parecido com “fintechs”, mas não se engane: techfins e fintechs são muito diferentes.

A Techfins é uma empresa de tecnologia que presta serviços customizados e cria soluções financeiras sob medida para empresas, independente do porte ou segmento de mercado.

O objetivo da techfins é ajudar as empresas a superar os desafios de gestão, combinando inovação e tecnologia para desvendar as complexidades da gestão financeira.

Por que implementar as soluções financeiras Techfin em sua empresa?
Ao optar por implementar as soluções financeiras da techfin, você pode ter a certeza de trazer a melhor tecnologia e inovação para sua empresa.

São soluções abrangentes que ajudam você a obter crédito, efetuar pagamentos e fornecer controle geral sobre seus serviços comerciais.

Dessa forma, sua empresa cresce em todos os aspectos da gestão, contando com soluções que automatizam, facilitam e melhoram seus processos.

TOTVS Techfin
A missão da TOTVS Techfin é expandir, simplificar e reduzir o custo de acesso de sua empresa ao crédito e outros serviços financeiros para manter a saúde financeira do seu negócio.

Em outras palavras, alinha sua organização com as principais tendências do mercado financeiro.

Como você pode simplificar o ciclo financeiro da sua empresa e melhorar as condições de compra de insumos e a possibilidade de venda de produtos e serviços?

Reduza a burocracia e simplifique o acesso ao crédito e aos serviços financeiros.

para concluir
A transformação digital revelou tendências nos mercados financeiros que se traduziram em inovações incríveis. Os mercados têm sido voláteis e já podemos ver mudanças consideráveis ​​na forma como a tecnologia facilita o acesso ao crédito e à gestão financeira.

No entanto, é hora de as organizações que seguem o movimento reconsiderarem sua relação com as tradições anteriores.

O mercado se moveu na direção da descentralização. Sua empresa está alinhada com a transformação digital?

Abraçar o digital pode ser sua melhor decisão como gestor de negócios, aproximando sua organização de uma solução 100% tecnológica como a TOTVS Techfin.

Fontes: www.totvs.com

Bussola ADM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *