O QUE É O CVV DO CARTÃO E COMO USÁ-LO EM SEGURANÇA?

O QUE É O CVV DO CARTÃO E COMO USÁ-LO EM SEGURANÇA?

Tem dúvidas sobre qual é o CVV do seu cartão? Pois estamos aqui para te ajudar! Se você já comprou on-line, pediu entrega de aplicativos ou pagou on-line com cartão de crédito, definitivamente encontrou o CVV.

Continua após a publicidade...

É um código de três ou quatro dígitos, geralmente localizado no verso do cartão, que agrega segurança às transações realizadas remotamente.
De qualquer forma, embora seja amplamente visto pelos internautas, nem todos sabem o que é um cartão CVV, por que existe e como usá-lo com segurança.

Pensando nisso, criamos um conteúdo que vai explicar como saber o código de segurança do cartão, além de responder outras perguntas como: “E se o código de segurança do meu cartão tiver expirado”?
Vamos então? Tenha uma ótima leitura!

Continua após a publicidade...

O que significa cartão de crédito CVV?

CVV é uma sigla em inglês para Card Verification Value – em português, pode ser traduzido livremente como Card Verification Value.
Dependendo da empresa de cartão de crédito, também pode ser chamado de:

  • CVC (Código de Verificação do Cartão;
  • Código de verificação do cartão de crédito);
  • CID (Card ID, ou Identificador do Cartão);
  • V CODE (Código de Verificação ou Código de Verificação);
  • CVVC (Código de Valor de Verificação do Cartão;
  • Código de Valor de Verificação do Cartão);
  • CVD (Dados de Verificação do Cartão).

Saiba O que é CVV do Cartão de Crédito e Descubra onde fica | Banco Pan

Continua após a publicidade...

O que é um cartão de crédito CVV?

Se você realmente quer saber o que é um CVV, é um código de segurança no verso de cada cartão de crédito ou débito. Deve ser oferecido em qualquer transação financeira não presencial.

DICAS PARA BOA CONSERVAÇÃO DO CAMBIO AUTOMÁTICO

Seu objetivo é inteiramente melhorar a segurança operacional. Assim, a sequência é calculada algoritmicamente, sempre a partir da chave criptográfica.

Como saber o código de segurança do cartão? onde ele mora?

Normalmente, o CVV é um código de três dígitos localizado no verso do cartão, ou às vezes ao lado do número da agência e da conta bancária, ou abaixo da tarja magnética, se for um cartão de débito ou múltiplo.
No entanto, se você é um cliente American Express e está se perguntando onde está o código do cartão, o CVV é composto por quatro dígitos na frente do cartão, acima do número principal.

Para que serve o CVV do cartão?

Você tem dúvidas sobre a utilidade de um cartão de crédito ou débito CVV? Não se preocupe, vamos explicar imediatamente. A função do CVV é adicionar uma etapa de segurança às transações online como uma espécie de senha para que o cartão só possa ser utilizado pelo titular do cartão.

Este é um código de autenticação projetado para evitar fraudes, pois o PIN do cartão não pode ser inserido ao fazer compras remotamente.
Comunicado da Secretaria de Educação | IRAÍEm caso de perda ou roubo, ainda que o código possa ser utilizado pelo titular do cartão, o CVV só é válido quando combinado com o CPF do titular – isso permite uma segurança extra.

Ainda para proteger os titulares de cartões contra fraudes, os sites de compras não estão autorizados a armazenar o CVV para compras futuras. Portanto, mesmo no caso em que o titular do cartão opte por armazenar as informações do cartão, elas devem ser inseridas sempre que forem utilizadas.
A partir da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor no Brasil em 2020, as regras para essa privacidade de dados são mais rígidas.

Este mecanismo é realmente seguro?

O CVV pode ser considerado relativamente seguro, pois é impresso apenas no cartão e não é em relevo ou em relevo, o que inibiria qualquer decalque.

No entanto, tenha cuidado, pois qualquer pessoa pode ver a carta na sua mão.

Além disso, se sua carteira for perdida ou roubada junto com seus arquivos, lembre-se de que uma pessoa mal-intencionada pode usar a combinação do CVV do seu cartão e do seu CPF para fazer compras pela internet sem maiores problemas.
DICAS PARA BOA CONSERVAÇÃO DO CAMBIO AUTOMÁTICO

Portanto, caso ocorra algum imprevisto que torne essa informação vulnerável, entre em contato com o seu banco o quanto antes para solicitar o congelamento do seu cartão de crédito!

O código de segurança do meu cartão foi excluído, o que devo fazer?

Se o código de segurança do seu cartão foi removido, seja um cartão de crédito ou débito, existem duas possibilidades. A primeira é: se você tiver o número cadastrado em outro lugar, como no próprio aplicativo do cartão ou em uma nota pessoal, não tem problema! Você pode continuar a usar o cartão normalmente.

Isso ocorre porque o CVV é obrigatório em transações digitais, então você precisa inserir os números manualmente. Então, por exemplo, não importa se ele acabou apagando por causa do uso constante do cartão.

No entanto, se o código de segurança do cartão tiver sido removido e nada for registrado, você precisará entrar em contato diretamente com o banco para solicitar uma segunda via do cartão.

Coçar o CVV evita o uso indevido do cartão?

Para dificultar a movimentação e clonagem de cartões por criminosos, uma atitude simples tornou-se popular entre os clientes das instituições financeiras: riscar o código CVV, tornando-o invisível.

Segundo essas pessoas, seria mais seguro armazenar esse número em outro lugar e removê-lo do seu cartão de débito ou crédito, dificultando que outras pessoas obtenham todas as informações necessárias para fazer uma compra online.

DICAS PARA BOA CONSERVAÇÃO DO CAMBIO AUTOMÁTICO

Embora essa não seja uma prática comum ou mesmo incentivada por qualquer banco como forma de manter os dados seguros, pode ser uma alternativa para quem prefere manter suas informações confidenciais “hands-on”.
O que deve ser observado ao fazer compras online? Algumas dicas de segurança!
Antes de fazer compras online, certifique-se de seguir algumas dicas de segurança que evitarão que você fique entediado.

1. Confiabilidade de armazenamento

Primeiro, verifique a origem da loja em que você está comprando e sua confiabilidade. Por exemplo, verifique se um número de contato ou call center está disponível.
Também importa se a loja tem boas avaliações no Google ou no Reclame Aqui. Além disso, vale a pena ler o que outros clientes têm a dizer nas mídias sociais. Se por qualquer motivo você suspeitar que a loja pode ser falsa ou fraudulenta, nunca revele seus dados pessoais ou financeiros.

2 Selo de segurança do site

Websites e e-commerce exigem investimento na segurança de seu ambiente online e sistemas de transações. Então, veja qual segurança sela o e-commerce. Entre os mais tradicionais e valiosos estão:

  • Certificado SSL;
  • Garantia Norton;
  • Certificação;
  • Site blindado.
  • Um selo como esse garante que o sistema seja criptografado, use padrões de tecnologia de segurança etc.

3. Precauções para uso pessoal do CVV

Quanto ao código CVV, lembre-se de mantê-lo sempre privado, nunca o insira em um computador público e mantenha seu software antivírus atualizado.
Além disso, fique atento a problemas de certificado de segurança para sites que você planeja comprar e evitar. Evite também tirar fotos CVV e armazená-las em seu telefone, computador ou conversas do WhatsApp.

Compartilhar essas informações de forma inadequada pode ser muito perigoso!

Para concluir

O CVV do seu cartão de crédito continua sendo uma das únicas maneiras de impedir que outras pessoas usem seus dados financeiros para fazer compras na Internet em seu nome. No entanto, apesar de ser um mecanismo relativamente seguro, é importante que cada portador de cartão faça sua parte e se esforce para manter o código em segredo.

Dessa forma, enquanto não há como garantir 100%, pelo menos transações fraudulentas envolvendo seu cartão podem ser evitadas.

Quer saber mais alguma coisa, como o que acabou de ler sobre o que é o CVV de um cartão? Então assine a newsletter do iDinheiro e receba novidades e dicas em primeira mão!

Fontes: idinheiro.com.br

Bussola ADM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *